quinta-feira, 7 de abril de 2011

Gostos musicais

Esse artigo tem a intenção de tratar de um item muito importante e delicado sobre as pistas de dança. Os gostos musicais e pessoais dos casais que pretendem se casar. Não existem respostas exatas, o que temos são condutas a serem adotadas em cada situação. Vamos fazer esse artigo por perguntas, algumas respostas e suas considerações.

As perguntas seriam:

1. Os noivos devem sempre apresentar uma lista de músicas?

2. Nós Dj´s, devemos considerar essas listas bem vindas ou malditas?

3. Essa lista pode influenciar e atrapalhar o Dj?

4. Essa lista pode estar deixando claro que existe uma desconfiança no trabalho do Dj? “Será que esse DJ vai saber tocar o que nós queremos?”

5. Afinal de contas, mesmo havendo uma lista, o Dj como artista tem ou não tem carta branca para tocar o que quiser?

6. E quando a lista trata apenas do gosto pessoal do casal (ex: músicas de curtição) e se esquece que é uma festa com 300 convidados?

Essas são algumas perguntas que não tem resposta definitiva. Quando um casal prepara uma lista de músicas, espera-se que com coerência, significa querer dar um direcionamento à pista de dança de acordo com as suas vontades.

Com idades variando entre 20 e 25 anos, fica claro que a intenção é ser “sempre o mais animado possível”, por isso as listas são sempre muito atualizadas e parecidas umas com as outras em relação ao que toca nas rádios e nas discotecas.

Como os casais nessa idade estão numa faixa onde a turma toda tá casando, tenho recebido algumas listas herdadas de outras festas, o que gera uma lista enorme, com músicas que até nem tocam mais.

Uma festa de casamento abrange dos avós aos netos, e certamente essas listas não abrangerão a todos.

Então, os noivos devem apresentar a lista? Sim devem, e eu particularmente concordo, mas é bom que fique claro, que essa lista é apenas um pouco do gosto musical do casal, jamais deverá ser uma obrigação para o Dj até para não influenciá-lo. A lista deve ser apresentada com a ideia de ser “sempre a mais animada possível”, e todos os meus colegas dj´s vão dizer “mas nem precisava, isso aqui eu já iria tocar mesmo”. O Dj contratado deve ter sim carta branca para tocar o que quiser, desde claro que tenha bom senso para saber o que é bom e o que é ruim. O Dj, deve ter total conhecimento do repertório que possui, assim ele terá um leque enorme de músicas para tocar e agradar a todos os convidados. Mas se durante a noite, mesmo com a pista bombando o casal for lá no som e disser - “ Toca as músicas da nossa lista agora”- como uma ordem, fatalmente estará acontecendo os seguinte: a pista estará bombando, a festa animadíssima e o Dj terá tocado pouquíssimo da lista. O casal poderá achar que a lista deles “feita para ser muito animada” se encaixará bem naquele momento. Pode ser que sim e pode ser que não. Vai depender da habilidade do DJ em querer ou poder tocar a lista desejada. E se o DJ não quiser e disser ao casal: “agora não dá, estou com outro tipo de repertório, só mais tarde”. E o casal retruca e diz: “mas a festa é nossa e queremos agora”. Esse fato pode ocorrer. Como conciliador que todo dj dever ser, sugiro que ambas as partes tenham um pouco de sensibilidade e entrem num acordo naquele momento. Nem as músicas da lista devem ser tocadas naquele momento para não cortar o que está dando certo, nem o Dj deve demorar tanto a atender ao casal, assim evitaremos duas frustrações. A radicalização das partes não levará a nada e ainda criará um clima ruim dentro de uma festa que é para ser “a mais animada possível”. Conclusão: as listas devem ser apresentadas com coerência, o repertório deve abranger todos os convidados, ela não deve ser uma obrigação, o DJ não deve se deixar intimidar pela lista, e o bom senso deve imperar na hora da festa.

Algumas situações interessantes por quais eu já passei: Uma vez recebi uma lista enorme onde o casal colocou tudo o que eles ouviam em momentos de curtição entre eles e os amigos. Claro que aquela lista não se prestava, músicas de curtição não são músicas de pista de dança, isso tem que ser esclarecido sempre ao casal, e não toquei nada.

Outra lista enorme de um casal de roqueiros, mas só eles roqueiros na festa toda, e pior a lista tinha a segunda linha do rock e que não se prestava em nada na festa. Nesse caso o noivo era muito insistente, ele estragou a própria festa mas adorou.

Numa outra situação um casal veio com a relação da festa pronta, na ordem que eles queriam, eles foram honestos e disseram que seria daquele jeito que eu não me preocupasse. Nós gravamos vários cd´s na sequência pré determinada. Coloquei um operador de som que nem era dj, e deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário